A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ),com objetivo de facilitar a vida do contribuinte, está realizando um trabalho de modernização dos sistemas oferecidos à população no seu Portal. Nesse processo, a pasta reformulou para o formato digital diversos procedimentos que antes eram realizados presencialmente, oferecendo, atualmente, cerca de 200 serviços de forma online.
Para melhorar a prestação de serviços oferecidos pelo estado ao contribuinte, a Sefaz-RJ implementou, em 2020, o sistema de Atendimento Digital – RJ (ADRJ), que foi um marco para a Transformação Digital da pasta. Esta ferramenta foi criada para otimizar os procedimentos, disponibilizando o atendimento de forma remota e permitindo o acompanhamento de cada um dos requerimentos solicitados.
Entre os serviços oferecidos, o que tem destaque é o novo sistema de parcelamento de ITD, que inovou a forma de pagamento do imposto em até 48 prestações. Neste ano, no setor de eventos, os promotores também ganharam uma nova maneira de informar os seus dados e interagir. Antes, era necessário vir presencialmente à Fazenda para fazer as comunicações que agora são feitos de qualquer lugar, pela internet.
FONTE: Notícias da Sefaz-RJ.