Microempresas precisam dedicar 22,5 dias úteis anualmente só para cumprir exigências, como declarar Imposto de Renda…
As pequenas e as microempresas brasileiras gastam em média 180 horas por ano para resolver questões burocráticas. Significa que elas precisam de 22,5 dias úteis, com 8 horas diárias trabalhadas, só para lidar com trâmites que a legislação impõe, como declaração do Imposto de Renda….
O dado consta no índice de Burocracia da América Latina de 2022, publicação lançada pelo Centro Latino-Americano da Rede Atlas e o Centro Adam Smith para Liberdade Econômica da Universidade Internacional da Flórida. Eis a íntegra do estudo, em espanhol (8 MB), obtido com exclusividade pelo Poder360….
Para realizar o estudo, os institutos selecionaram 11 países da América Latina em que foi possível ter acesso a esses dados. Para chegar ao número médio de horas gastas, o levantamento considerou o tempo necessário para a realização de cada procedimento em cada nação, a frequência com que deve ser feito e o número de pessoas que devem estar envolvidas no processo….
Apesar das empresas brasileiras dedicarem 180 horas anuais para lidar com questões burocráticas, o Brasil é – entre os selecionados – o país da América Latina onde as micro e pequenas empresas gastam menos tempo para cumprir todas as exigências burocráticas em seus respectivos países para continuar operando dentro da lei….
O ranking é encabeçado pela Venezuela (1.062 horas). Em seguida, aparecem Argentina (900 horas) e República Dominicana (745 horas)….
Fonte: Poder360