Sinergia entre a iniciativa privada e o poder público. A fim de ampliar a rede de diálogo e colaboração, a Fecomércio RJ promoverá, no dia 16 de janeiro, um encontro com o governador Cláudio Castro e sua equipe, que estarão em agenda, em Nova York. Participam também diretores do Sistema Fecomércio RJ e conselheiros do Sebrae, que estarão na cidade para participar da NRF Retail’s Big Show 2023, maior feira internacional do varejo.
Um tema a ser tratado com a equipe do governador será o meio ambiente e os créditos do mercado de carbono. Em dezembro do ano passado, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) promoveu um debate sobre o mercado de carbono e chamou para si o protagonismo da pauta. A questão do aquecimento global é urgente e o comércio tem participação estratégica em ações concretas que os agentes econômicos podem adotar em prol da redução de gases de efeito estufa na atmosfera. Neste momento, o fortalecimento do mercado de crédito de carbono é fundamental e a participação do setor terciário, indispensável. Afifinal, é o comércio que promove a relação direta entre a produção da indústria e o consumidor.
“Há um formidável potencial a ser desenvolvido por meio de ações proativas do comércio relacionadas ao mercado de carbono. O comércio pode implementar medidas mitigadoras do lançamento de gases de efeito estufa, com a implantação de programas verdes aproveitando a relação direta que tem com o consumidor e trabalhando na conscientização da sociedade, contribuindo assim na luta pela sustentabilidade”, afirmou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Fonte: Correio da Manha