10º ENECONT do SESCON-RJ é marcado por relatos de otimismo de participantes

Evento anual teve, em sua décima edição, presença de entidades e empresas que enriqueceram sua grade de programação com depoimentos atuais e necessários

 

Aconteceu na tarde da ultima quinta-feira (17), a décima edição do ENECONT (Encontro das Empresas Contábeis do Estado do Rio de Janeiro). O evento foi marcado por importantes palestras e participações de presidentes de entidades do estado e também de CEOs e representantes de grandes empresas de tecnologia do país.

Com o tema: Revolução Digital nos Negócios, o SESCON-RJ deu um passo à frente no que se refere a produção de um evento virtual de alto nível e de conteúdo, que foi disponibilizado gratuitamente a todas as centenas de interessados pelas palestras e ambiente de encontro proporcionado pela entidade.

Com a abertura do Diretor Marco Dalponte, o evento rememorou os ENECONTs anteriores e novamente instituiu a todos os participantes o desejo de um bom ambiente de negócios e networking, mesmo de forma virtual, incentivando a todos a participação e interação online e ao vivo com todo a programação proposta.

Após a abertura, o Presidente Renato Mansur, falou sobre o intuito do evento de trazer uma mensagem otimista para todos os preocupados com o cenário político e econômico do Brasil, para o próximo ano. Em seguida a Diretora Elis Castelo apresentou as entrevistas realizadas pelo Presidente Mansur onde, o 10º ENECONT daria espaço necessário à importantes líderes de entidades representativas do Estado.

A primeira participação mostrada foi a do Presidente Antônio Florencio de Queiroz Junior da FECOMERCIO. Após uma breve exibição das ações tomadas pela entidade para ajudar a empresas de bens e serviços do Rio de Janeiro que ainda não possuíam estruturas online para operações durante a pandemia de Covid-19. Florencio também ressaltou a luta da entidade pela manutenção das isenções e auxílios vindos do governo federal para a ajuda das empresas e do comercio até o final das medidas restritivas. O presidente afirmou que todos estes trabalhos farão a diferença para o ambiente de negócios do próximo ano.

Em seguida acompanhamos a participação do Presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro (JUCERJA), Vitor Hugo Feitosa que destacou o trabalho feito pela equipe da JUNTA no período de pandemia, acelerando ainda mais os registros de empresas de forma online e obtendo números recordes na desburocratização dos processos de abertura de negócios com o incremento do Bio-Valid. O presidente ainda demonstrou seu otimismo com a nova gestão do Governo do Estado e ressaltou a ótima integração de órgãos dentro do COGIRE (Comitê Gestor de Integração do Registro Empresarial), indispensável para abertura de empresas.

Por fim assistimos a entrevista que o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), Samir Nehme concedeu ao evento. Sua fala destacou os feitos do conselho em 2020, que entregou grandes resultados mesmo diante de tantas dificuldades, e ressaltou a capacidade de entregar ainda mais resultados com a retomada integral dos trabalhos no pós pandemia. Como empresário contábil, Samir enfatizou o aprendizado do contador em otimizar ainda mais custos e entregar o melhor trabalho às empresas. “Brindar, enaltecer, valorizar e reconhecer a contabilidade”, conclama o presidente.

Seguindo o evento, o Presidente Renato Mansur entrevistou também CEOS e representantes de grandes empresas de tecnologia do Brasil, que patrocinaram o evento. A tecnologia e os novos processos de gestão foram os destaques unanimes entre os empresários.

Luiz Maurício Janela, Presidente da Global Opsi, falou da tecnologia, que aproximou a interação dentro de sua empresa. Destacou as projeções de crescimento do PIB para o próximo ano e como as empresas podem realizar contenção de custos.

Cristiano Almeida, Gerente Senior da Thomson Reuters, explanou o desafio de sua empresa em se manter próximo aos clientes no período de restrição. Ressaltou a qualidade dos serviços mantidos e o trabalho de sempre lançar e agregar inovações em seu produto.

Claudio Nazajon, Presidente da Nasajon Sistemas, relatou sobre o trabalho de manter os sistemas sempre atualizados para atender o contador no início do isolamento social e também sobre mobilidade, que acredita ser a nova realidade para atender seus clientes.

Maurício Frizarin, Presidente da Qyon, ponderou sobre como empresas tiveram que se familiarizar à tecnologia. Afirmou que a inteligência artificial pode ajudar ao empresário contábil e que 2021 será um ano de consolidação da tecnologia como ferramenta de negócios.

Ricardo Nogueira, Gerente Regional da INTUIT Quickbooks, destacou a transformação digital e a importância de indicadores para melhoria dos negócios. Enfatizou que a tecnologia é o grande facilitador de contato entre clientes e empresas e funcionários.

Ladmir Carvalho, Presidente da Alterdata, relatou os desafios de 2020 e como foi possível fazer diferente para ser, hoje, uma empresa ainda mais ágil e colaborativa. Deixou como mensagem a palavra de repensar negócios para que os frutos plantados sejam colhidos em 2021.

 

Palestras técnicas pensadas para ajudar empresas

 

Além de todos os relatos e depoimentos prestados por todas as personalidades do mundo público e empresarial, o SESCON-RJ também apostou em palestras que se mostraram com potencial de ajudar a empresas através do conhecimento técnico para o cenário de retomada do próximo ano.

Com este objetivo, a primeira palestra do dia foi ministrada pelo especialista de marketing em vendas por indicação do Brasil (referral marketing) e Head of Growth da DOTZl, Rodrigo Noll. O palestrante falou sobre suas experiências na implantação de ações de engajamento de clientes em diversas empresas, além de expor os passos necessário para que empresas contábeis possam inserir a indicação em sua rotina de relação com seus clientes.

A segunda palestra do 10º ENECONT trouxe detalhes de como a inteligência artificial está revolucionando o trabalho de milhares de empresas atualmente. O pesquisador do Ceweb.br do NIC.br e professor da PUC-SP, Diogo Cortiz falou sobre como a tecnologia está facilitando processos secundários dentro das empresas para que o profissional contábil possa se concentrar em sua principal missão, que é trazer um trabalho mais humanizado para ajudar negócios.

E para fechar a noite, o bicampeão olímpico e técnico da seleção brasileira sub-20 de vôlei, Giovane Gávio. Em sua ministração, Giovane contou sobre sua trajetória como um dos maiores jogadores do brasil e do mundo. Também falou sobre os desafios e as superações que teve sua carreira. Sua presença mostrou a todos os expectadores que acompanhavam o evento, sua história de vida real, colocada como um momento de reflexão em forma de palestra.

Compartilhe este Post:

Notícias relacionadas

 

SEDE | Av. Passos, 120 – 6º e 7º andares – Centro Rio de Janeiro – CEP 20051-040

CNPJ: 31.248.933/0001-26

Telefone: (21) 2216-5353

E-mail: sesconrj@sescon-rj.org.br

Serviços