Ações que fazem a diferença

Benefícios para os associados, educação continuada e proximidade das entidades públicas caracterizam Gestão 2019/2020 do SESCON-RJ

 

Empossada em março de 2019, a diretoria da Gestão 2019/2020 do SESCON-RJ, representada pelo presidente Renato Mansur, passou por uma série de desafios impostos por mudanças – como a queda de receita após o fim da obrigatoriedade da Contribuição Sindical e redução de funcionários, sem perder de vista a qualidade dos serviços prestados, inclusive durante a pandemia de Covid-19.

 

Mesmo diante das adversidades, a diretoria trabalhou incansavelmente para manter a excelência das atividades, pensando sempre nas necessidades de seus associados. Entre suas iniciativas, estão ações voltadas para a valorização da atividade empresarial contábil, como educação continuada, proximidade dos órgãos públicos e conscientização sobre a importância do associativismo para obtenção de reivindicações.

 

Confira a seguir as principais iniciativas realizadas ao longo desse período.

 

Nos últimos dois anos, os associados do SESCON-RJ tiveram acesso a benefícios exclusivos, como assessoria jurídica, atendimento em plantões da JUCERJA e do RCPJ-RJ, convênios com empresas e instituições de ensino, cursos presenciais e a distância e descontos nos softwares dos patrocinadores da entidade. Atividades realizadas pelo SESCON-RJ, como o PROAGES, também são exclusivas para associados, que também têm acesso a preços diferenciados nos cursos e eventos realizados pelo Sindicato e na locação do auditório do Instituto SESCON.

 

Convenções Coletivas

 

Em 2019, o SESCON-RJ firmou as Convenções Coletivas de Trabalho com o SINDICONT-Rio, SINDEAP-RJ e SEESCERJ. No ano seguinte, em abril, por conta dos desdobramentos causados pela pandemia de Covid-19, a entidade também assinou uma Convenção Coletiva de Trabalho Extraordinária com as três entidades laborais abrangendo as mudanças legislativas firmadas por conta do estado de calamidade pública decretado pelo avanço da doença. O documento foi prorrogado por um termo aditivo em agosto. Em outubro, as reuniões foram retomadas com os sindicatos para definir os acordos coletivos de 2020/2021.

 

Proximidade dos órgãos públicos

 

Para apresentar as reivindicações da classe contábil, estreitar laços e fazer sugestões, o SESCON-RJ participou de reuniões e eventos de entidades como FGTS/CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, SEFAZ-RJ, JUCERJA, ALERJ, SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA, além de outras organizações de classe, como CRCRJ, UNIPEC, SINDICONT-Rio, SEBRAE e FECOMÉRCIO-RJ e de comitês, como o Cogire, no qual o SESCON-RJ ocupa uma das cadeiras e contribui para a melhoria do funcionamento dos órgãos que participam do processo de abertura de empresas segundo a Lei de Liberdade Econômica e apresenta sugestões de melhoria.

 

Assim como expôs as necessidades da classe nesses encontros, o SESCON-RJ também realizou medidas para contestar mudanças consideradas improcedentes, como a cobrança da Taxa de Inspeção Sanitária, ocorrida em 2019, para toda e qualquer atividade econômica. Nesse sentido, foi estabelecido com a FIRJAN e o SEBRAE, um processo judicial sobre o tema, capitaneado pela FIRJAN, no qual o grupo empreitou um mandado de segurança contra o Estado.

 

Além dessas entidades, o SESCON-RJ, por meio de seu presidente, participou de um processo eleitoral democrático no qual a entidade obteve um assento no Conselho de Administração do SESC-RJ, obtendo novos benefícios para os associados. Com isso, o SESCON-RJ também iniciou as participações nas reuniões do SESC-RJ e FECOMÉRCIO-RJ, estreitando laços com representantes do Sistema CNC e empresários do setor de comércio fluminense.

 

No Rio de Janeiro e outros estados, o SESCON-RJ participou de eventos da FENACON, empresas parceiras e outras organizações, como a solenidade de sanção da criação da Empresa Simples de Crédito, no Palácio do Planalto, em abril de 2019, na qual o presidente Renato Mansur representou a FENACON.

 

O SESCON-RJ também esteve em atividades realizadas pela FECOMÉRCIO-RJ, OAB-RJ, SENAC-RJ, SEBRAE, AEMERJ, Consulado da Itália e CRCRJ, como o Encontro de Estudantes e Jovens Lideranças Contábeis. Entre outras entidades contábeis fluminenses, o SESCON-RJ esteve em eventos da APCCAA, SINCON e da UNICON.

 

Entre as entidades do Sistema SESCON/SESCAP, o SESCON-RJ participou do 8º Seminário de Gestão das Empresas de Serviços (GESCON), em São Paulo (SP), foi visitado pelo presidente do SESCON-PA, Mário Elísio Gusmão, e esteve na 18ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), e na Assembleia Ordinária do Conselho de Representantes da FENACON, promovidas em novembro de 2019 pela Federação em Vitória (ES). O presidente Renato Mansur também representou a entidade no aniversário de 71 anos do SESCON-SP, em fevereiro de 2020, e na reunião dos presidentes dos SESCONs da região Sudeste, ocorrida em março em Belo Horizonte (MG).

 

Mulher Empresária

 

No dia 22 de março de 2019, o SESCON-RJ promoveu o 8º Mulher Empresária, cujo tema central foi Mulher: De Corpo, Alma, Cabeça e Coração. Nas apresentações do dia, as palestrantes abordaram os assuntos relacionados à saúde feminina e produtividade no trabalho.

 

Enecont

 

Realizada em outubro de 2019, a nona edição do Encontro dos Empresários Contábeis do Rio de Janeiro (ENECONT) reuniu centenas de empresários contábeis no hotel Prodigy Santos Dumont. O tema central do evento foi Conectando Ideias, Inspirando Negócios e contou com palestra magna de Camila Farani, investidora-anjo e integrante do programa Shark Tank Brasil, que abordou o tema A Inovação Como Forma de Alavancar Sua Empresa.

 

Para conhecer outras iniciativas relacionadas a temas como empreendedorismo, negócios e tecnologia, a diretoria do SESCON-RJ prestigiou eventos de entidades públicas e privadas relacionadas aos temas, como o Melhoria do Ambiente de Negócios: Doing Business Brasil 2020.

 

Educação Continuada

 

Com cursos, presenciais e a distância, sobre temas relevantes para o setor, o SESCON-RJ promove a capacitação das equipes das empresas contábeis com aulas de  especialistas em assuntos específicos, como eSocial, SPED e EFD Reinf, Retenções na Fonte e DCTF Web, ICMS e ICMS ST, Lucro Real, Departamento Pessoal e Jornada de Trabalho.

 

A atualização constante também foi promovida nas edições do Café com Palestra, no qual palestrantes e especialistas abordaram assuntos como Revisão dos Procedimentos de Escrituração Fiscal, Modernização Trabalhista e eSocial e IFRS NBC. Mensalmente, os empresários contábeis também se reuniram no PROAGES, encontro em que debateram estratégias sobre assuntos como Planejamento Estratégico para Empresas Contábeis, Honorários Contábeis e Motivação de Equipe.

 

Em 2019, a partir de maio, o SESCON-RJ ainda promoveu os fóruns técnicos anuais, sendo estes o Jurídico, Societário, Contábil, Fiscal, de Tecnologia e Trabalhista, que trataram de temas como a MP da Liberdade Econômica, Benefícios e Regularização Fiscal no Estado do Rio de Janeiro, Ferramentas Tecnológicas para Aumentar a Produtividade e Alavancar Resultados, Como Usar a Contabilidade para Alavancar Suas Vendas?, Redesim e Reforma Trabalhista e eSocial.

 

Eventos em parceria

 

Além dos eventos realizados pelo SESCON-RJ, a entidade, realizou em parceria palestras e workshops de outras organizações, sediou encontros como o 2º Road Show – Internacional Desk, da FENACON, realizado em fevereiro de 2019, no qual empresários e profissionais contábeis do Brasil e da Itália conheceram características do mercado fluminense, legislação e regulamentação fiscal brasileira e italiana, com recepção de uma comitiva de contadores europeus.

 

Em fevereiro de 2020, juntamente com a FECOMÉRCIO-RJ e o Instituto Dannemann Siemsen, foi promovida uma palestra sobre o tema Lei Geral de Proteção de Dados: Avanços e Desafios da Lei para o Setor de Bens, Serviços e Turismo.

 

Ações durante a pandemia de Covid-19 (2020)

 

Com a decretação do estado de calamidade pública e os desdobramentos das medidas de isolamento social, em março, o SESCON-RJ suspendeu os eventos e atendimentos presenciais. Os benefícios da entidade, exclusivos para associados, também foram estendidos aos filiados durante esse período.

 

Devido às consequências econômicas da interrupção abrupta das atividades de várias empresas, a entidade, em conjunto com o CRCRJ, SINDILOJAS-Rio e CDL-RJ, encaminhou ofícios à Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado do Rio de Janeiro solicitando a prorrogação de prazos de tributos como o ISS, IPTU, ICMS, ICMS Substituição, além da prorrogação do prazo para requerimento do licenciamento sanitário na capital fluminense. Em relação às obrigações acessórias, também solicitou, em parceria com o CRCRJ, a prorrogação do prazo de envio das mesmas.

 

Para manter os associados informados sobre as diversas mudanças legislativas do período, o SESCON-RJ criou em março o Informe Empresarial, compilação das principais notícias relacionadas à área contábil durante a pandemia.

 

Além das reivindicações da categoria, o SESCON-RJ promoveu e participou de transmissões de lives sobre temas relacionados à área contábil. Entre os assuntos abordados nas lives, transmitidas em seu Instagram, Sped Fiscal 2020, Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, Retomada das Empresas Contábeis aos Ambientes de Trabalho com Segurança, Desafios e Parcerias das Empresas Contábeis e de Software.

 

O presidente Renato Mansur também participou de transmissões ao vivo realizadas por organizações como CRCRJ, Mackenzie-Rio, SENAC-RJ e IBREmp. Nesse período, também foi firmada uma parceria com a Prado Treinamentos, que concedeu descontos aos associados em cursos sobre temas da área contábil.

 

As atividades presenciais do SESCON-RJ foram retomadas em junho, em horário parcial e com agendamento prévio, com disponibilização de material com os protocolos para as empresas contábeis que retornaram ao trabalho presencial, além de um parecer jurídico para o setor contábil sobre o tema. No mês seguinte, o SESCON-RJ também passou a receber os processos do setor de atendimento de protocolo da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), devido à alta demanda do órgão após retomar o atendimento presencial em sua sede.

 

Eventos online

 

Por conta da necessidade de isolamento social, o SESCON-RJ realizou parte de seus eventos de 2020 à distância. O primeiro deles, o Fórum Trabalhista, ocorreu em agosto, via transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube. Com centenas de inscritos, a palestra realizada por Ronald Sharp Jr. e Isabelli Gravatá abordou as mudanças na área trabalhista após a MP nº 927/2020 perder a validade.

 

No mês seguinte, o Fórum Societário teve a participação de Jalber Buannafina, oficial substituto do Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Município do Rio de Janeiro (RCPJ-RJ), que tratou dos procedimentos do órgão e erros mais frequentes nos processos. Em  outubro, o Fórum de Tecnologia abordou Inteligência Artificial para Pequenas e Médias Empresas com os palestrantes Maurício Frizzarin e Diogo Cortiz. A agenda de Fóruns Técnicos segue até dezembro e conta com a coordenação da diretoria da entidade.

 

O SESCON-RJ agradece o apoio dos patrocinadores Nasajon, ContaAzul, Alterdata, Intuit Quickbooks, Thomson Reuters, Global Opsi e Qyon. Também destacamos a parceria com as empresas Fortes Tecnologia, SCI Sistemas Contábeis, Omie, LM Informática, Sicoob, Nibo, ConferIR, CF Contabilidade e Economapas. Entre as entidades de classe, agradecemos a parceria com CRCRJ, SINDICONT-Rio, UNIPEC, FECOMÉRCIO-RJ, FENACON, OAB-RJ, NIC.BR, CGI.BR, RIO INFO, SINDEAP-RJ e SEESCERJ.

    

 

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