6 estratégias de aquisição de clientes na contabilidade

Por se tratar de uma área técnica e muitas vezes relacionada a expedientes confidenciais de empresas, a aquisição de clientes no setor de contabilidade nem sempre é tão rápida e simples como em outras atividades. Isso porque essa é uma área que se pauta bastante em uma relação de confiança entre o prestador do serviço e o contratante.

 

Assim sendo, o profissional ou empresa que atua nesse segmento, além de prestar serviços de qualidade e de alto rigor técnico, precisa transparecer toda a confiabilidade e profissionalismo para que consiga angariar novos clientes e crescer nesse mercado.

 

Para tanto, é preciso ser estratégico, investindo nos pontos certos, a fim de que otimizar os resultados na prospecção e fidelização de clientes. Como sabemos que essa não é uma tarefa tão simples, preparamos este artigo com 6 estratégias eficientes que podem ajudá-lo.

Confira!

 

  1. Investir em marketing digital

 

Atualmente, devido à forte utilização dos meios digitais para as mais diversas atividades e ao grande número de oportunidades que esse canal oferece, investir na prospecção de clientes por essa via pode ser uma opção bastante interessante. Afinal, ter a chamada presença online, hoje, é fundamental.

 

Nesse sentido, o marketing digital desponta como um grande exemplo de como o profissional de contabilidade pode aumentar o alcance dos seus serviços, sendo visto, reconhecido e lembrado pelos seus propensos clientes.

 

Estratégias como criação de blogs, sites institucionais e utilização das redes sociais podem fazer toda a diferença no meio online. A disponibilização de conteúdos relevantes para o segmento contábil, seja por meio de dicas e orientações, por exemplo, torna o profissional mais reconhecido, ajudando-o a se tornar referência naquilo que faz.

 

  1. Inovar por meio de sistemas para agilizar processos

 

Outro ponto de grande importância na aquisição de clientes na contabilidade está relacionado à rotina operacional do escritório. Em muitos casos, a desorganização dos processos operacionais e a consequente falta de tempo para atividades estratégicas, como a prospecção de clientes, impedem que o negócio cresça.

 

Em outras palavras, a aquisição de clientes também depende do nível de eficiência e organização do escritório de contabilidade. É essencial que o profissional também tenha tempo para se dedicar às ações de prospecção.

 

Para tanto, uma dica essencial é investir em inovação, por meio de sistemas e softwares capazes de otimizar os processos. Nesse sentido, substituir atividades manuais, lentas e burocráticas por soluções automatizadas pode não só aumentar a qualidade das entregas, mas poupar um tempo valioso do profissional contador, permitindo que ele se dedique também a ações mais estratégicas e menos operacionais.

 

Um exemplo prático é a adoção de tecnologias como o Dinamo Pocket, da Soluti, o qual atende de maneira extremamente precisa às necessidades de escritórios de contabilidade que precisam gerenciar grandes quantidade de Certificados Digitais. Assim, por meio de um dispositivo físico, é possível centralizar os Certificados, gerenciando-os de maneira segura, moderna e transparente.

 

  1. Estimular a indicação

 

Como dito inicialmente, a aquisição de clientes na contabilidade depende muito de uma relação de confiança entre eles e o prestador do serviço. Assim, dificilmente um novo cliente confiará atividades tão importantes — e que envolvem a gestão de dados e informações muitas vezes confidenciais — a um profissional/escritório que não conhece ou e quem não tem referências.

 

Nesse ponto, é essencial estimular a cultura de indicação dentro do seu negócio. Ou seja, é preciso orientar os seus clientes já fidelizados a indicar os serviços. Afinal, eles são os mais aptos a fazerem esse tipo de indicação, pois já têm uma relação consolidada, além de já reconhecerem os diferenciais do seu escritório.

 

Esse tipo de marketing, embora simples, é um dos mais poderosos, ainda mais em um segmento em que confiabilidade e bons referenciais fazem toda a diferença na contratação dos serviços. Por isso, pode ser uma boa estratégia explorar as indicações.

 

  1. Apresentar seus diferenciais

 

Em um mercado tão amplo e competitivo como a da contabilidade, conquistar novos clientes, em grande medida, depende da apresentação de bons diferenciais. Hoje, é essencial se destacar da concorrência, oferecendo serviços de ponta, com agilidade, segurança e confiabilidade.

 

Assim, uma dica indispensável para quem deseja ter sucesso na aquisição de clientes na contabilidade é transparecer todos dos diferenciais do seu negócio a todo momento. Desde o atendimento inicial de um cliente até o fechamento de um contrato de prestação de serviços, é preciso estar atento a todos os detalhes, como a linguagem, o tipo de abordagem e o perfil do cliente. Tudo isso ajudará você a estabelecer uma comunicação eficiente e ser mais persuasivo.

 

Além disso, atributos como proatividade, respeito e profissionalismo devem ser evidenciados desde o primeiro contato com o cliente. Do mesmo modo, diferenciais relacionados ao escritório em si, a exemplo da estrutura e equipes de trabalho, devem ser explorados, a fim de se deixar sempre uma boa impressão.

 

  1. Ir em busca de parcerias

 

As parcerias também podem contribuir significativamente para a aquisição de clientes na contabilidade, sobretudo no estágio inicial do negócio. Isso acontece porque, de início, é difícil se tornar uma referência e ser reconhecido no segmento.

 

Nesse sentido, firmar parcerias com outros escritórios e empresas que já possuem um certo know-how no mercado pode facilitar bastante o processo de ampliação da carteira de clientes.

 

Uma estratégia interessante é se associar ao Programa de Parcerias da Soluti, a Autoridade Certificadora criou um Programa totalmente voltado para o Contador, seja ele em fase de estruturação da sua carteira ou já atuante no mercado.  Indicando clientes através do programa, o contador recebe em troca bônus e serviços exclusivos para atuar de maneira ainda mais qualificada. Para facilitar ainda mais, tudo é feito através de um sistema online integrado a Soluti, que além de ser mais fácil na hora de indicar, permite fazer a gestão dos Certificados dos clientes, ter mais segurança e garantia no recebimento do bônus.

 

Além disso, estar associado a uma empresa referência no mercado traz reforço ao trabalho do contador, melhorando o posicionamento do negócio no mercado.

 

  1. Trabalhar o network

 

Como desdobramento do tópico anterior, é muito importante que você também trabalhe o network do seu negócio. Ou seja, é preciso que a sua marca esteja associada ao mercado de contabilidade, seja por meio da participação em eventos do próprio segmento ou relacionados ao mercado empresarial.

 

A lógica é bem simples: para ser lembrado, é preciso ser visto. Por isso, é fundamental que você, profissional do setor, esteja sempre se relacionando com outros profissionais, além de estar envolvido com o meio empresarial, já que esse é o seu principal setor de atuação. Investir tempo no desenvolvimento do network, firmando relações com gestores e líderes empresariais, por exemplo, pode render excelentes oportunidades de negócio.

 

Por fim, como vimos, a aquisição de clientes na contabilidade é um processo sistemático e depende da execução de uma série de ações. Investir nos pontos certos e dedicar tempo àquilo que é mais relevante pode trazer resultados bastante positivos para o seu negócio. Aproveite as orientações trazidas neste artigo e seja ainda mais estratégico na hora de angariar clientes.

 

(Fonte: Soluti)

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