São Paulo e Minas são os primeiros no ranking de abertura de novos negócios em janeiro de 2019
O Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de negócios, identificou a abertura de mais de 259 mil empresas, somente no mês de janeiro deste ano.
Apenas no estado de São Paulos foram mais de 76 mil novos negócios, com o setor de cabeleireiros em primeiro lugar, com mais de 5,2 mil empresas formalizadas, comércio de roupas em segundo, com 3,2 mil e promoção de vendas em terceiro lugar.
“O estado de São Paulo, por ter uma economia de destaque e uma população em números vultosos, é previsível que tenha os maiores índices de abertura de empresas”, explica o diretor do Empresômetro, Otávio Amaral.
Pelos dados fornecidos é possível ver que o comércio varejista cresce, mas o atacadista e os fabricantes estão estagnados, fruto de alta carga tributária, meios de produção automatizados e facilidade de importação de insumos e produtos prontos.
Em Minas Gerais e Rio de Janeiro o cenário é o mesmo, enquanto o varejo cresce, atacado e produção se mantêm. No estado mineiro foram abertas mais de 30 mil empresas e no estado fluminense pouco mais de 26 mil novos empreendimentos.
Segundo Amaral, a abertura de novos negócios tem a ver com a mudança de perfil do cidadão. “Há uma mudança da postura do brasileiro quanto ao emprego e o risco de se tornar um empresário. Hoje são outros os objetivos de uma pessoa, entre eles o de obter uma renda melhor trabalhando com o que sabe fazer, ou seja, o comportamento de poucos anos atrás, hoje é uma tendência”.
Já no Paraná, o estado em quarto lugar no ranking, segue liderando o comércio de vestuário, com 913 estabelecimentos abertos só no mês de janeiro de 2019. “O Paraná é um estado muito ligado ao setor têxtil e, a exemplo de anos anteriores, segue a tendência de investir em lojas de vestuário e acessórios”, pontua Amaral.
(Fonte: Descomplica Agência de Mídias)