Portal da prefeitura do Rio continua fora do ar após ataque hacker

O portal da Prefeitura do Rio continua fora do ar. Em comunicado divulgado nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes informou que equipes trabalham 24 horas para normalizar os serviços prestados pelo município, suspensos desde um ataque hacker na última segunda-feira. A empreitada criminosa tentou furtar dados sigilosos do governo, segundo detalhou Paes. 

O prefeito também informou que, mesmo recuperados, os sistemas permanecerão fora do ar até que o ambiente digital esteja totalmente seguro. Ele disse que os dias em que o sistema estiver fora do ar não serão considerados como dias úteis, para normalizar a data de vencimento de boletos, por exemplo. 

Paes não falou, no entanto, em prazo para que os serviços essenciais da prefeitura sejam normalizados. Mas esclareceu que o ataque foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para que o responsável seja identificado e punido.

Apesar de o sistema da prefeitura estar offline, alguns serviços não foram afetados, entre eles, o Sisreg, Sistema de Regulação de leitos hospitalares da rede municipal, que fica hospedado no datacenter do Ministério da Saúde, e o Centro de Operações, responsável pelo monitoramento do dia-a-dia da cidade. A central de atendimento ao cidadão, através do número 1746, e o Táxi.Rio, aplicativo de táxis da prefeitura, também seguem operando normalmente.

No entanto, outros serviços online importantes, como licenciamento sanitário, emissão de nota fiscal, arrecadação de IPTU, atendimento do CadÚnico permanecem interrompidos.

Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este Post:

Notícias relacionadas

Revista 173

DECLARE CERTO 2024 – SESCON/RJ faz mutirão em vários municípios onrientando a população sobre IRPF 2024. FAZER DOWNLOAD DA REVISTA

Leia Mais
 

SEDE | Av. Passos, 120 – 6º e 7º andares – Centro Rio de Janeiro – CEP 20051-040

CNPJ: 31.248.933/0001-26

Telefone: (21) 2216-5353

E-mail: sesconrj@sescon-rj.org.br

Serviços