11º ENECONT tratou sobre economia sustentável e o novo modelo de empresas

Aconteceu neste início de dezembro (dia 01/12), mais uma edição do tradicional Encontro de Empresas Contábeis do Estado do Rio de Janeiro (ENECONT). Em sua décima primeira edição, o SESCON-RJ, em uma inédita parceria com a FECOMERCIO-RJ – coo realizadora do 11º ENECONT – novamente abordou importantes temas contemporâneos que já permeiam a vida das empresas e dos negócios.

Apresentado pelo presidente da entidade, Renato Mansur e pelo diretor Mauro Benevenuto, o 11º ENECONT contou com uma inovadora plataforma, mais próxima dos modelos jornalísticos da atualidade, apresentando entrevistas, personalidades e importantes relatos que compunham a centralidade do conteúdo do evento. Os mestres de cerimônia foram os diretores da entidade, Maurício Luz e Claudia Lolita.

Com o tema Tendências Do Pós-Pandemia: O Futuro Sustentável Da Economia, o SESCON-RJ abordou diversos pontos que dialogam com as novidades e responsabilidades que se propôs a demonstrar para profissionais e empresas que assistiram ao evento. Marketing Digital para empreendedores, Responsabilidade social, posicionamento nas redes, tendências do e-commerce, atendimento e responsabilidade com clientes virtuais e os novos modelos de economia sustentáveis, foram alguns dos tópicos tratados pelos especialistas que palestraram no encontro.

Ana Hoffmann abriu a série de palestras compartilhando sua trajetória pessoal e profissional de forma muito emocionante, além de trazer seus conhecimentos de redes sociais e seu trabalho como especialista em mindset para empreendedores.

A segunda palestra, Ricardo Santana, apresentou dados e relatos sobre o e-commerce no país e como a modalidade teve uma onda crescente neste momento de pandemia, sendo um dos consultores mais prestigiados do Mercado Livre.

E para encerrar, Maurício Schneider sessou o evento com impressionantes reflexões acerca dos negócios e do comportamento empresarial de nosso país. Além de tratar importantes questões como a vida das empresas no futuro e as relações entre tecnologia, humanidade e as tendências.

Outras temáticas importantes foram desdobradas pelas entrevistas feitas com representantes e CEOS de grandes empresas de tecnologia que patrocinam o evento e também os relatos importantes de presidentes de importantes instituições parceiras ao SESCON-RJ.

Para demonstrar um pouco sobre os desafios das entidades representativas e as dificuldades enfrentadas como a arrecadação e os trabalhos desempenhados, O presidente da FECOMERCIO-RJ, Antonio Florencio, falou sobre a importância do SESCON-RJ durante a pandemia, tratando das CCTS e os acordos coletivos emergenciais e citou como a entidade é pontual em estar sempre atenta ao mercado e disposta a ouvir seus representados.

Também acompanhamos a entrevista com o presidente da FENACON, Sérgio Approbato, que relatou o incansável trabalho de representação que os SESCONs e SESCAPS e sobre a aproximação que está em curso entre o sistema FENACON e sua confederação, a CNC.

O presidente do CRC-RJ, Samir Nehme, participou com seu relato sobre a importância das entidades e principalmente sobre os ganhos adquiridos quando há a união destas e usou como exemplo a parceria permanente entre o SESCON-RJ e CRC-RJ.

Em outro momento, para tratar sobre as tendências e experiências das empresas no pós pandemia e a sustentabilidade econômica, o presidente da JUCERJA, Sergio Romay falou sobre o processo de transformação digital implementado pela Junta Comercial e como isso impacta positivamente a abertura de empresas, tornando assim o ambiente de negócios mais desburocratizado.

A Global Opsi, com seu CEO Maurício Janela e o psicólogo José Silveira pontuaram a importância das pessoas em uma empresa e o olhar humanizado como ponto central do novo modo de trabalho e negócios por parte de gestores.

A Nasajon, por meio de seu Presidente, Carlos Ferreira, falou sobre as mudanças de gestão da empresa e os resultados surpreendentes mesmo com a distância, focando no atendimento e assistência das pessoas que trabalham na empresa.

A Intuit Quickbooks falou sobre como a empresa zerou emissões de carbono desde 2016. Tiago Tadeu, Head de Vendas da empresa, contou sobre projetos de qualificações locais para mão de obra, que contribuem assim para economia das comunidades.

A Qyon trouxe a experiência de ser uma empresa que nasceu tecnológica e em meio a pandemia e como isso contribuiu para que fosse feito uma entrega total de serviços que ajudassem clientes e empresas nestes processos, relatou Marcos Paulo, Diretor de Vendas.

A Thomson Reuters, por meio de seu diretor, Dércio Junior, fez o relato de como a empresa pensa nas melhores formas de entregar tecnologia para seus clientes, que são escritórios contábeis, que também devem estar preparados para auxiliar pequenas e médias empresas.

A Alterdata trouxe seu próprio exemplo sobre medidas de utilização de energia renovável, prédio ecológico com rede de esgoto sustentável e teto verde para redução de ar condicionado, além do investimento em um aplicativo que reduz a distância entre cliente e contador.

O SESCON-RJ, em mais um ENECONT, traz a todos os expectadores uma experiência única com conteúdo de qualidade e diferentes depoimentos de autoridades e líderes que são referências. A entidade acredita que apenas com informação e network é possível a construção de um setor empresarial forte e sustentável, o que traz benefícios à nossa economia no geral.

No próximo ano, esperamos e queremos estar mais próximos, com eventos presenciais e encontros.

Compartilhe este Post:

Notícias relacionadas

 

SEDE | Av. Passos, 120 – 6º e 7º andares – Centro Rio de Janeiro – CEP 20051-040

CNPJ: 31.248.933/0001-26

Telefone: (21) 2216-5353

E-mail: sesconrj@sescon-rj.org.br

Serviços