“As necessidades foram e estão sendo supridas. A cada novidade que os governos publicavam, era um novo desafio para atender aos anseios dos nossos clientes, que buscavam informações e ajuda com muito desespero. Esse atendimento continua fortemente e ainda deve durar um bom período”, descreveu o CEO da Way Contabilidade, Péricles Medeiros.

“Por isso, pretendemos continuar com o trabalho em home office, pelo menos em alguns setores. Nossa intenção é que seja uma alternativa natural, avaliando sempre os impactos positivos e negativos e as necessidades dos nossos clientes e colaboradores”, completou.

Serviço Essencial

Desde o início da pandemia, a demanda pelo serviço dos escritórios aumentou consideravelmente, principalmente por causa das novas normas editadas e publicadas pelos governos. No intervalo de duas semanas, no mês de março, foram publicadas mais de 20 medidas provisórias pelo Governo Federal, trazendo para todas as empresas do Brasil novas regras e adaptações, que impactaram diretamente nas operações contábeis.

“As demandas aumentaram em 85% e, em alguns momentos, chegaram a mais de 100%. Regras novas, como a criação da MP 936/2020, que assegurou a suspensão dos contratos de trabalho e a redução da jornada e salários dos trabalhadores, fizeram aumentar bastante a procura pelo trabalho do contador. Com a prorrogação do período de suspensão de contrato pelo governo, essa demanda, que ainda é grande, deve permanecer em alta”, explicou Péricles, que também usa ferramentas on-line para facilitar a comunicação com os clientes.

Além de serem o ponto de apoio para que o empresário tome decisões estratégicas – como permanecer funcionando ou fechar as portas, demitir ou manter funcionários – os escritórios de contabilidade também estão levando informações corretas para que o poder público possa identificar quem e quantos são os empregados que devem receber os benefícios oferecidos atualmente. Esses trabalhadores também continuam recebendo o amparo dos serviços contábeis para terem acesso a esses auxílios.

“Nós, contadores, tivemos um grande desafio de não deixar o Brasil parar. Fomos reconhecidos como serviço essencial para o desenvolvimento do nosso país. Todos os colaboradores de empresas que receberam auxílios, foram graças ao esforço, comprometimento e muito trabalho das equipes de contabilidade”, finalizou.