INFORME EMPRESARIAL 15/04

Especial Coronavírus:

Serviços contábeis são mais necessários na crise

“Na crise, o contador é o médico do seu negócio.” A frase é o slogan de uma campanha de valorização do serviço prestado pelo profissional contábil no momento em que muitos empreendedores têm de reavaliar o caminho de gestão das empresas e refazer projeções financeiras em função dos reflexos da pandemia do novo coronavírus. A ação é do Sindicato das Empresas Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon/RS) e resume um sentimento dos profissionais: é preciso focar em como sanar as atividades econômicas.

Na área da saúde, quando uma pandemia de projeção mundial como a que estamos encarando atinge em cheio uma localidade, é preciso voltar todos os esforços ao tratamento e à proteção das pessoas, principalmente as mais vulneráveis. No caso dos negócios, a diretriz não deve ser diferente. É preciso eleger o que é mais urgente e focar na resolução de problemas que podem se tornar vitais às companhias.

 

Fonte: Jornal do Comercio

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Câmara aprova medida provisória do Contrato Verde e Amarelo; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) em sessão remota a medida provisória (MP) que cria o chamado Contrato Verde e Amarelo.

O programa foi criado pelo governo federal para reduzir encargos trabalhistas para empresas e, assim, estimular a geração de empregos, principalmente entre jovens.

 

Fonte: G1

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Lei beneficia pequenos negócios com descontos até 70% para débitos com a União e autarquia

O Governo Federal promulgou nesta terça-feira (14) a Lei nº 13.988 que define critérios para que a União, autarquias e fundações federais negociem descontos e prazo para pagamento de débitos que não sejam do regime tributário do Simples Nacional. De acordo com a Lei, podem ser transacionadas dívidas com Créditos tributários não judicializados de administração pela RFB, dívidasativas e tributos da União de administração da PGFN e dívidas ativas das autarquias e das fundações públicas federais, de administração da PGF/AGU.Com essa resolução, as micro e pequenas empresas poderão obter descontos até 70% do débito e ainda dividir o pagamento em 145 meses.

Fonte: Fenacom

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Dados do eSocial substituem RAIS ano base 2019 para empresas dos grupos 1 e 2 de obrigados

O eSocial veio para reduzir o número de obrigações dos empregadores ao mesmo tempo que em que aprimora a qualidade dessas informações prestadas. No calendário de substituições está a RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Criada em 1975, a RAIS possui as informações necessárias para estudos estatísticos do mercado de trabalho, além de ser a base de dados utilizada para identificar os trabalhadores com direito ao Abono do PIS/PASEP.

A partir deste ano, as empresas dos grupos 1 e 2 de obrigados ao eSocial não mais precisam prestar as informações utilizando o sistema da RAIS (GD RAIS). Os dados já inseridos no eSocial é que serão utilizados.

 

Fonte: Portal eSocial

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Consumidor on-line reage bem a empresas pró-isolamento e critica quem é contra

Assunto do momento, o novo coronavírus tem gerado reações distintas entre os internautas. De forma geral, as companhias que se mostraram mais alinhadas às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), de isolamento social e cuidados em relação à pandemia, tiveram avaliações mais positivas, segundo levantamento feito pela empresa de análise de dados Refinaria de Dados.

O exemplo mais claro disso é o Magazine Luiza. Segundo a Refinaria, mais de 52% dos posts feitos a respeito da varejista – que tem feito ações como apoiar pequenos lojistas que vendem por meio de seu site – são positivos. Em outro extremo, com um terço de avaliações negativas, está outra varejista, a Havan -, que tem seu fundador, Luciano Hang, como um dos principais apoiadores de um confinamento reduzido.

O levantamento examinou postagens referentes a 103 companhias feitas no Twitter, Facebook e Instagram entre os dias 19 de março e 4 de abril deste ano. As postagens obtiveram um alcance total superior a 110 milhões de usuários, o que representa acima de 70% dos internautas brasileiros.

 

Fonte: Valor

 

Compartilhe este Post:

Notícias relacionadas

 

SEDE | Av. Passos, 120 – 6º e 7º andares – Centro Rio de Janeiro – CEP 20051-040

CNPJ: 31.248.933/0001-26

Telefone: (21) 2216-5353

E-mail: sesconrj@sescon-rj.org.br

Serviços