Segurança da informação: cinco medidas fundamentais para empresas contábeis

Investir em tecnologia e modernização dos sistemas operacionais já é uma realidade para empresas contábeis preparadas para os desafios do futuro.

Adotar medidas para se defender de ataques virtuais ou situações de perda de informações é fundamental, e neste aspecto, entra a importância de investimentos em segurança da informação, que é a defesa dos dados contábeis e fiscais de uma empresa ou pessoa física. Nas rotinas contábeis, a proteção de dados se entende a informações financeiras, de contratos, históricos de comunicação e demais procedimentos que envolvem todos os departamentos contábeis.

A modernização na contabilidade colocou a tecnologia como aliada da rotina contábil e, com ela, veio a necessidade de segurança das informações.

Para conseguir minimizar e reduzir problemas que possam causar prejuízo à segurança de dados, é preciso pesquisar e conhecer a aplicabilidade dos mecanismos de segurança disponíveis no mercado.

1 – Acesso aos documentos
A primeira medida que deve ser adotada no escritório contábil é garantir a segurança de dados e a restrição de quem acessa os sistemas e documentos importantes. Além disso, é importante estabelecer uma rotina de troca de senhas e uma política para que elas sejam seguras. Com essas medidas, o escritório em que você trabalha dificulta acessos indevidos aos dados, fortalecendo a segurança das informações armazenadas.

2 – Arquivos na nuvem
O armazenamento em nuvem é uma boa forma de aumentar a segurança de dados do escritório e dos clientes. Isso porque, caso os computadores recebam algum tipo de ataque virtual, por exemplo, os documentos que não foram contaminados na nuvem continuam salvos.

O armazenamento em nuvem, que pode ser feito em ferramentas como o Google Drive e o Dropbox, também é válido para evitar a perda de documentos. Como os arquivos não ficam salvos em um único equipamento e você pode acessá-los de diversos dispositivos, você garante que os dados estão salvos caso algum computador pare de funcionar, por exemplo.

3 – Manutenção e troca dos equipamentos

Assim como acontece com qualquer máquina, é importante não esquecer que computadores sofrem com o tempo e precisam de reparos contínuos e,eventualmente, de trocas. A manutenção dos equipamentos é necessária não só para evitar a perda de dados, mas também para garantir uma boa performance dos dispositivos e, consequentemente, a alta produtividade da equipe.

4 – Backups constantes
Se você se preocupa com a segurança de dados, provavelmente já ouviu falar sobre como é importante estabelecer uma rotina de backups nos computadores do escritório. Essa é a única forma de garantir que você possui uma cópia segura dos seus dados. E, como já falamos anteriormente, além de armazenar os arquivos em um dispositivo, como um HD externo, você também pode salvá-los em uma ferramenta na nuvem.

5 – Atualizações de sistemas

Na correria do dia a dia no trabalho, é comum que a gente não preste atenção às atualizações dos softwares que usamos, dos sistemas operacionais dos computadores e até mesmo dos antivírus, mas atualizações são fundamentais para manter a segurança de dados no escritório.

Além de melhorar o desempenho dos sistemas que você usa, as atualizações têm o objetivo de reparar possíveis portas de entradas para ataques virtuais.

(Fonte: Mastermaq)

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