A Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) assinou, nesta terça-feira (18/10), convênio com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) para ter acesso aos dados cadastrais de todas as empresas do estado com registro no órgão. O encontro entre o Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, e o Presidente da Jucerja, Sergio Tavares Romay, ocorreu na sede da PGE.
– Gostaria de agradecer ao Presidente da Junta Comercial Sergio Romay pela constante parceria com a PGE que, hoje, dá mais um passo no sentido de melhorar as nossas ferramentas de busca por informações das empresas e dos dados necessários para a persecução dos créditos tributários do estado. Tenho certeza que a assinatura desse acordo vai permitir que a Procuradoria da Dívida Ativa avance ainda mais na recuperação de ativos importantes para os cofres públicos – celebrou o Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux.
O Presidente da Jucerja, Sergio Romay, destacou a contribuição da Junta Comercial no acordo com a PGE.
– A Jucerja, com este acordo, está propiciando à Procuradoria Geral do Estado a entrar no nosso banco de dados e tirar todas as informações que ela queira em relação a qualquer empresa estabelecida no estado. E o banco de dados da Junta Comercial, que é um dos mais atualizados e mais completos do Brasil, fica disponível para acesso da PGE. Lá, ela encontrará informações não só sobre as empresas, mas também sobre seus dirigentes – afirmou Sérgio Romay.
A Procuradora-Chefe da Dívida Ativa da PGE, Natalia Faria, ressaltou a importância da assinatura do convênio com a Jucerja.
– Esse convênio é um primeiro passo de uma evolução tecnológica, para que numa fase futura seja possível que a PGE tenha acesso à massa de dados da Junta Comercial, permitindo que a Procuradoria da Dívida Ativa possa não só localizar a empresa e ter acesso ao seu cadastro, mas também saber a composição societária do negócio, que nos ajudará na execução dos créditos inscritos em dívida ativa – comemorou Natalia Faria.
Fonte: PGE-RJ