Contribuintes recebem notificações da Receita Federal sobre pendências de 2020

Passados mais de seis meses do encerramento do prazo de envio das Declarações de Imposto de Renda 2020, contribuintes do Brasil inteiro estão sendo comunicados sobre pendências junto à Receita Federal. De acordo com o diretor Operacional da Fortus Group, Evanir Aguiar dos Santos, é preciso primeiro verificar a autenticidade do material no Portal e-CAC (ambiente virtual oficial do fisco brasileiro). “Dois importantes pontos devem ser observados: a manutenção da calma e a observância de prazos, quando estipulados no documento”, disse.

O envio do comunicado é originado do cruzamento de dados com os mais variados sistemas da Receita e Governos. Segundo Evanir Aguiar, o maior cuidado é para não deixar converter uma notificação (quando ainda é possível haver retificação da declaração) em intimação (fase onde há análise exclusiva de um analista da Receita sobre o caso).

Para verificar a veracidade, basta acessar o e-CAC, via código de acesso (com limitação) ou certificado digital, que pode ser de propriedade do cidadão, bem como de um procurador, clicando na opção MEU IMPOSTO DE RENDA. No sistema é possível realizar todas as consultas, retificações ou direcionar o crédito (se houver) para uma conta bancária da própria titularidade.

Diante do cenário de pandemia, Evanir Aguiar aconselha a busca por um contador de confiança, a fim de que possa ser resolvida essa situação, sem a necessidade do comparecimento na agência da Receita.

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe este Post:

Notícias relacionadas

 

SEDE | Av. Passos, 120 – 6º e 7º andares – Centro Rio de Janeiro – CEP 20051-040

CNPJ: 31.248.933/0001-26

Telefone: (21) 2216-5353

E-mail: sesconrj@sescon-rj.org.br

Serviços