×
Siga-nos:

Carta ao Associado do Sescon Rio de Janeiro

11/04/2019 ()

Prezado associado,

Desde o final de 2018, o SESCON-RJ, em parceria com o CRC-RJ, tem considerado as demandas das empresas e profissionais contábeis em relação às dificuldades nos registros de livros contábeis, em especial o Diário, na Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), além de outros semelhantes, como períodos de inatividade, extravio, cancelamento de autenticação, entre outros.

Entre as medidas tomadas neste sentido, abordamos o assunto em debate na sessão plenária da Junta, que por meio da Portaria Jucerja 1608/2018, aprovou uma comissão para levantar saídas jurídicas que atendam empresários, a classe contábil e a Junta. No momento, o status do caso é de apresentação à procuradoria da entidade, com perspectiva de solução definitiva a partir de junho deste ano.

Para que possamos cobrar maior agilidade e celeridade deste processo, precisamos que os nossos associados enviem as demandas que têm maior dificuldade com os seus clientes entre os casos mencionados acima.

Também comunicamos que já está em funcionamento na Junta Comercial o registro de livros diário em pdf com assinaturas digitais, procedimento que caminha na vanguarda desde tipo de trabalho. Para aqueles que ainda não usaram o formato, peço que optem pelo mesmo e nos deem retorno para aperfeiçoamento.

Certo do trabalho que fazemos em parceria com os associados do Sescon-RJ e da importância dos senhores empresários contábeis nesta entidade, me coloco à disposição.

Meu cordial abraço,

Renato Mansur

Presidente do SESCON-RJ